Convento do Pópulo / Antiga Câmara Municipal


Convento do Pópulo
 A actual Câmara Municipal de Braga está incluída no Convento do Pópulo que se situa na Praça Conde de Agrolongo em Braga. Lá venerava-se a imagem da virgem da Igreja de Santa Maria del Popolo, em Roma.
A construção de todo o conjunto arrastou-se do século XVI, ao século XIX. O seu início aconteceu em 1596, por iniciativa do arcebispo D. Frei Agostinho de Jesus e Castro. Grande parte do edifício (incluindo a fachada) foi reconstruída nos finais do século XVIII, projecto de autoria do arquitecto Carlos Amarante.
Em 1834, com a extinção das ordens religiosas passou para as mãos do Estado.
Em 1841 o convento passou a acolher um Regimento de Infantaria. Só 1996 é actualmente um dos edifícios da Câmara Municipal de Braga.



Antiga Câmara Municipal de Braga


A Antiga Câmara Municipal de Braga fica situada na  Praça do Município. Este edifício é considerado por alguns especialistas como um dos mais notáveis exemplares da arquitectura Barroca da Península Ibérica, foi construído no local da antiga praça de touros. O projecto foi da autoria do arquitecto André Soares, sendo a sua única obra devidamente documentada na cidade. Apesar da sua construção se ter iniciado em 1753, só foi completamente terminado em 1865.
De uma profunda serenidade, a fachada deste edifício parece querer apontar o caminho a quem nela trabalha (os vereadores) para fazerem uma gestão sábia da “coisa pública”, contida, amplamente participada e aberta, tão aberta quanto o imenso espaço de janelas que preenche toda a fachada e tão límpida quanto o branco que preenche os espaços entre as molduras de granito das janelas e porta.