Museu dos Biscainhos / Museu D. Diogo Sousa


Museu dos Biscainhos 

Construído no século XVI e modificado ao longo dos séculos, este palácio aristocrático exibe terraços com jardins ornamentados e grandes salões com tectos luxuosos. Abriga o Museu Etnográfico e Artístico, com peças de mobiliário português e estrangeiro. O pavimento estriado do rés-do-chão, particularmente invulgar, permitia que as carruagens entrassem no edifício a fim de desembarcarem os passageiros e seguirem para as cavalariças.
Em 10 de Julho de 1963, faleceu o seu último proprietário da família dos condes de Bertiandos, o 3º visconde de Paço de Nespereira, que tudo doou à cidade nas vésperas da morte.
Actualmente parte do palácio está tutelado pela câmara municipal de Braga, tendo aí em tempos funcionado a assembleia municipal. Presentemente está abandonada e em avançado estado de degradação. No resto do palácio, sob a tutela do instituto dos museus, está instalado o Museu dos Biscainhos.
O Museu dos Biscainhos está instalado no Palácio dos Biscainhos, fundado no século XVII e definido arquitecturalmente na primeira metade do século XVIII. Durante três séculos foi a habitação de uma família nobre, transformando-se num museu público que abriu ao público em 11 de Fevereiro de 1978.
O palácio e os jardins barrocos revelam o quotidiano da nobreza setecentista, assim como numerosas referências da vida dos outros habitantes do espaço: criados, escravos, capelães. O museu permite o conhecimento contextualizado da colecção de artes decorativas (mobiliário, ourivesaria, cerâmicas, vidros, têxteis etc.), instrumentos musicais, meios de transporte, da época compreendida entre o século XVII e XIX.




Museu D. Diogo de Sousa


O Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa é um organismo público dependente do instituto dos Museus e da conservação e do Ministério da Cultura, o seu nome está associado ao arcebispo D. Diogo de Sousa (1461-1532), a quem se ficaram a dever importantes medidas de remodelação urbanística em Braga e de ter reunido os testemunhos arqueológicos mais antigos desta cidade.
O Museu foi criado em 1918, como museu de arqueologia e arte geral, com o objectivo de obstar à dispersão do património local. De então para cá tem desenvolvido a sua actividade no âmbito da preservação e divulgação do património arqueológico local e regional.
As instalações do Museu foram projectadas para a zona arqueológica mais significativa e melhor preservada da cidade de Braga. O projecto arquitectónico é da autoria de Carlos Guimarães e Luís Soares Carneiro e a área destinada ao público integra espaços expositivos, um auditório, loja, biblioteca e serviço educativo.
O museu possui o que é considerada a “melhor colecção de miliários de toda a Europa”.