Theatro Circo / Jardim de St.ª Barbara


Theatro Circo


O Theatro Circo é um teatro localizado na Avenida da Liberdade e é considerado o mais prestigiado teatro bracarense.
Tudo começou em 1906, quando um grupo de bracarenses liderado por Artur José Soares (então presidente da Câmara Municipal de Braga), José António Veloso e Cândido Martins idealizaram o Theatro Circo, que viria a ser projectado pelo arquitecto Moura Coutinho tendo sido acabado em 1914.
A sala principal, é de estilo italiano e tem capacidade para 1500 lugares, a tela da boca de cena, com 12m de largura por 8m de altura, é da autoria de mestre Domingos Costa (discípulo de Silva Porto) e retrata músicos, o drama e a comédia, já a tela da cúpula é da autoria de Benvindo Ceia (1915) e retrata uma dança de ninfas libidinosas, é circundada pela duração de um dia, do nascer do sol ao entardecer, em circuito aberto.
No final da década de noventa a Câmara Municipal de Braga, o Ministério da Cultura e o Plano Operacional da Cultura traçaram um plano de requalificação do edifício  ao qual foram criadas duas novas salas, uma com 250 lugares e outra de ensaios, uma zona museológica, uma livraria de artes, um restaurante, um café-concerto e bares.



Jardim de S. Barbara


O Jardim de Santa Bárbara é um jardim público junto à ala Medieval do Paço Episcopal Bracarense.
No centro do jardim há uma fonte barroca do século XVII, que pertencia ao antigo Convento dos Remédios. Na fonte está uma estátua denominada Santa Bárbara, de onde deriva o nome do jardim. Este jardim combina o formalismo do desenho com a delicadeza das flores e plantas que vão se alterando ao longo do ano. Numa cidade com manifesta falta de espaços verdes, é um pequeno oásis de paz com um revigorante jogo de cores e aromas no coração da urbe.