Capela e casa dos Coimbra


Capela e casa dos Coimbra
  
O conjunto, Capela e Casa dos Coimbra é um Monumento Nacional de estilo manuelino, localizado no centro histórico da cidade.
O palacete dos Coimbra, construído no século XV como residência para sacerdotes, foi adquirido por D. João de Coimbra, provisor da Mitra de Braga.
Casa
Em 1525, D. João de Coimbra manda edificar uma capela privada dedicada a Nossa Senhora da Conceição, que ficará conhecida como Capela e Casa dos Coimbra. A capela é da autoria dos mestres biscainhos, construtores do Palácio dos Biscainhos. A capela possui o formato de uma torre quadrangular, e encontra-se dividida em dois espaços distintos, o galilé e a parte interior. O galilé, com ornamentos manuelinos, é da autoria de Filipe Odarte. A parte interior, da autoria D. João de Ruão, possui o tradicional altar-mor e as armas de D. João de Coimbra. A capela é coberta por uma abóbada de nervuras, e as paredes possuem imagens, em azulejos, alusivas ao Génesis.



Capela

Em 1906, o palacete dos Coimbra é demolido, devido à reformulação urbana daquela zona, tendo-se criado o Largo São João do Souto, os elementos arquitectónicos manuelinos são preservados, e o novo edifício é construído do lado oposto da rua, em continuidade com a capela. A casa dos Coimbra, possui as janelas e algumas das portas do antigo palacete, tendo no entanto sido alterado o formato do edifício manuelino.