Santuário do Sameiro / Santuário do Bom Jesus


Santuário do Sameiro
https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F_nEq6UrBaPBc%2FTPAFWAmwv8I%2FAAAAAAAAABk%2FJ2Y5Ygxv5Uk%2Fs320%2FSameiro%2B2.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*O Santuário do Sameiro é um monumento, cuja construção se iniciou a 14 de Julho de 1863. O fundador deste santuário foi o vigário de Braga, Padre Martinho Silva, natural de Semelhe, que em 1871 fez colocar, no cume da montanha, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. O santuário é o centro de maior devoção mariana em Portugal, depois de Fátima. O Templo, concluído no século XX, destaca-se no seu interior o altar-mor em granito branco polido, bem como o sacrário de prata. Em frente do Templo ergue-se um imponente e vasto escadório, no topo do qual se levantam dois altos pilares, encimados da Virgem e do Coração de Jesus.
O Santuário do Sameiro é o centro de maior devoção mariana de Portugal, chegando a atrair a milhares de crentes durante suas principais peregrinações realizadas no primeiro domingo de Junho e no último de Agosto.
Santuário do Bom Jesus do Monte
https://images-blogger-opensocial.googleusercontent.com/gadgets/proxy?url=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F_nEq6UrBaPBc%2FTPAFhtvVMTI%2FAAAAAAAAABo%2FBbwJi_FXoWM%2Fs320%2FBom%2BJesus.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
O Santuário do Bom Jesus do Monte ou Santuário do Bom Jesus de Braga é um local religioso e turístico localizado em Tenões, uma freguesia dos arredores da cidade. Referência obrigatória do Barroco europeu, que evidencia a própria evolução da arte bracarense, o Santuário do Bom Jesus do Monte, cujas origens remontam ao princípio do século XIV, é considerada a maior atracção turístico-religiosa de Braga.
O Bom Jesus possui uma grande igreja, um escadório por onde passa a Via Sacra do Bom Jesus, uma mata, alguns hotéis e um elevador hidráulico centenário.
O projecto da igreja foi feito pelo Arquitecto Carlos Amarante, por encomenda do Arcebispo D. Gaspar de Bragança, para substituir uma primitiva igreja, mandada construir por D. Rodrigo de Moura Guedes, que se encontrava em ruínas. As obras começaram em 1 de Junho de 1874, tendo ficado concluídas em 1811. É um dos primeiros edifícios neoclássicos em Portugal.
Os Escadórios do Bom Jesus vencem um desnível de 116 metros e estão divididos em três partes: o Escadório do Pórtico, o Escadório dos Cinco Sentidos e o Escadório. As escadarias em ziguezague com uma capela de cada lado e a Igreja no cimo das escadas são os pontos de maior interesse.
O Elevador do Bom Jesus liga a parte alta da cidade de Braga ao Santuário do Bom Jesus do Monte; é gerido pela Confraria do Bom Jesus do Monte.
O Parque do Bom Jesus é constituído por uma mata, jardins, vários lagos artificiais, um campo de ténis, jardim infantil, estabelecimentos de restauração, praças como o Terreiro dos Evangelistas etc.