Sete Fontes De S. Vitor

Sete Fontes



As Sete Fontes são um sistema de abastecimento de água, localizado na freguesia de são Vítor, em Braga. As origens das Setes Fontes remontam ao Império Romano, Brácara Augusta, como comprovaram algumas escavações arqueológicas.


Interior
O actual sistema, construído por ordem do Arcebispo Dom José de Bragança, data do século VXIII. Uma das suas primeiras medidas foi logo no dia 21 de Agosto de 1703 “pedir esclarecimentos à Câmara do estado dos muros da cidade e sobre o estado do fornecimento da água na cidade”.
Logo, a exemplo do seu irmão, Dom João V, que mandou construir em Lisboa o Aqueduto das Aguas livres, mandou que se fizesse em Braga, a partir daqueles lugares, as necessárias obras de Engenharia Hidráulica para trazer até à cidade água potável.
Esta obra abasteceu a cidade até 1913, quando a água do Cavado chegou até aos reservatórios de Guadalupe.

Em 1934 o caudal foi estimado em 500 000 litros por dia. Ainda hoje a água das Sete Fonte abastece muitas casas. Direito antigo chamado “penas de Agua”. E na maioria das fontes, fontanários e chafarizes da cidade ainda são abastecidas por este sistema.