Sé de Braga / Torre da Menagem

Sé de Braga


A Sé de Braga, Sede do Bispado fundado por São Tiago Maior (segundo a tradição), que aqui deixou como primeiro Bispo o seu discípulo São Pedro de Rates. Assenta sobre as bases de um antigo mercado ou templo romano dedicado a Ísis (como atesta uma pedra votiva na parede leste), e muros de uma posterior Basílica Paleocristã (com cinco naves), das quais só restam três, após a reconquista.
Considerada como um centro de irradiação episcopal e um dos mais importantes templos do românico português, a sua história melhor documentada, remonta à obra do primeiro Bispo, D. Pedro de Braga, corresponde à restauração da Sé episcopal em 1070, de que se conservam poucos vestígios.

Interior
Nesta Catedral encontram-se os túmulos de Henriques de Borgonha e sua mulher, Teresa de Leão, os condes do Condado Portucalense, pais do rei D. Afonso Henriques.
Nas dependências da antiga casa do Cabido, mandada construir no inicio do século XVIII, pelo Arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles encontra-se o Tesouro Museu da Sé Catedral.


Torre de Menagem


A Torre de Menagem é o que resta do Castelo de Braga. Das muralhas, existem ainda algumas ruínas, na sua maior parte bastante modificadas. Esta torre terá sido mandada construir pelo rei D. Fernando, pelo que é igualmente chamada Torre de D. Fernando. Muitas das pedras que a compõem mostram claramente sinais desta particularidade.
A partir do século XIII, uma nova fase construtiva se inaugurou, com o abandono do troço norte da muralha romana e um crescimento da urbe em torno da Sé – Catedral. No reinado de D. Dinis (1279-1325), iniciou-se uma nova cerca, complementada por uma Torre de Menagem. As obras progrediram com lentidão e, no reinado de D. Fernando (1367-1383), a nova cerca se mostrou ineficaz, permitindo a invasão da cidade por tropas de Castela na década de 1370. Durante a crise de 1383-1385. Braga, juntamente com outras cidades do norte de Portugal, manteve-se fiel ao partido Castela.
Entretanto, tendo o novo soberano sido aclamado nas Cortes de Coimbra de 1385, a cidade franqueou-lhe as portas. D. João I (1385-1433) também dispensou cuidados a essa defesa, a partir dessa data a cerca foi reforçada com novas torres, de planta quadrangular.
A partir do século XVI, a perda da sua função defensiva era comprovada pela quantidade de edificações construídas à cerca, pelo exterior.
Em 1906, o Castelo de Braga foi demolido, restando apenas a sua Torre de Menagem.