Largo do Paço / Praça do Município


Largo do Paço


O Largo do Paço é uma praça situada no centro histórico da cidade. A praça encontra-se rodeada por edifícios do Paço Episcopal Bracarense, dai a sua designação. O mais complexo monumento civil da cidade. O Largo do Paço, ornado com a sua bela fonte, é mais um espaço interior que público o que mostra a projecção deste edifício para além das suas paredes-mestras.
È um dos emblemas da cidade, situando-se num largo adjacente à rua do Souto. De tal maneira é marcante no imaginário português que o seu desenho chegou a ilustrar as notas de 500 escudos. Mandado construir em 1723 pelo Arcebispo D. Rodrigues de Mora Teles é uma estilização dos respectivos símbolos heráldicos: a taça, suportada por anjos, é ladeada por seis castelos e o sétimo constitui a coluna que serve de base à imagem símbolo de Braga.     

Praça do Município


A Praça do Município é uma praça localizada no centro histórico da cidade.
Na segunda metade do século XVI, por ordem do Arcebispo Frei Agostinho de Jesus, é aberta a praça na então dominada quinta e hortas do Paço Episcopal Bracarense. Baptizada como Campo de Touros, a praça durante décadas serviu para esse propósito, a tourada.
Nos anos seguintes, o Arcebispo D. Gaspar de Bragança, decidiu reunir na praça os vários mercados existentes pela cidade. Assim a praça tornou-se num grande mercado ao ar livre até 1878.
Mais tarde, já com Viriato Nunes como presidente da câmara é colocada no centro a Fonte do Pelicano, e a praça adquire o aspecto actual, ladeada por árvores.